segunda-feira, 4 de abril de 2011

Foi assim há 43 anos



71ª carta – Gaia, 30.3.68
Meu amor:
Estou agora muito atarefada. É quase meio-dia e vou entrar à uma. A mamã saiu. Estou a fazer o meu almoço à pressa. Mas queria dizer-te que recebi as fotografias todas. Falar-te-ei delas em pormenor, mas agora não posso. Queres almoçar comigo? É pescada estufada e puré de batata, gostas?
Ontem, quando saí do correio, às cinco, fui a tua casa mostrar as almofadinhas e as fotografias que já tinha recebido. Acabei por jantar lá. Estão todos bem.
Um momento, vou ver como vai a sopa.
Parece que está quase tudo pronto.
(O Mário e a Antonieta andam aqui de volta de mim, querem ver as fotografias, querem as cartas, querem-te a ti. Mandam um beijinho e perguntam quando voltas.)
Esta semana vou mandar-te a moldura e quero juntar-lhe também algumas amêndoas – é Páscoa.
Meu amor, fico por aqui.
Um beijinho muito carinhoso da tua
Lourdes


10-4-68
Querida Lourdes: 
Acabo de receber uma carta, um cartão (a desejares-me boa Páscoa) e a encomenda. Antes de ler a carta não resisti em abrir, primeiro, o pacote, para ver o que continha. 
Já saboreei algumas amêndoas para matar saudades. Tê-las aqui é um luxo. Como não sou egoísta, distribui algumas pelos meus colegas do posto-de-rádio. Também veio a moldura. Chegou com o vidro partido, mas não te preocupes porque, na próxima quarta-feira, mando vir um de S. Salvador. O cromo, com o Mariozinho, é muito bonito. 
Li, então, a carta. Dizes, para além de outras coisas agradáveis, que a tua irmã, Lita, se encontra melhor. Para ela, os meus votos de um restabelecimento rápido.
Sobre o Dr. Barnard, cheguei a ler uma entrevista que ele deu à revista “Cruzeiro”. É, realmente, um génio! «Quando menino, o grande cirurgião de hoje, caçava ratos a pedrada para ganhar prémios, oferecidos pela guarda rural.» Aguardo com muito interesse, essa revista onde relata a sua chegada a Coimbra. 
Por falar em medicina: amanhã vou levar outra injecção contra a “mosca do sono”. De meio em meio ano lá temos que levar esta coisa, que, diga-se de passagem, não é nada agradável. Mas lá terá que ser.
Saudades
Beijos
Cesário


Excerto do livro Memórias da Memória de Cesário Costa que pode ser encomendado AQUI ou nas lojas FNAC.

Sem comentários:

Enviar um comentário