terça-feira, 5 de julho de 2011

Livro de Poesia dos alunos da Professora Celeste Alves


O livro com os poemas dos alunos da Professora Celeste Alves construídos ao longo do ano já se encontra disponível na biblioteca do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.
Deixo-vos o breve texto introdutório e de apresentação para que percebem o processo de criação do livro.

No fim de mais um ano, importa que dirija uma palavra aos meus alunos que, ao longo do tempo, se tornaram amigos e junto de quem é gratificante estar.
Este é mais um pequeno livro que surge do gosto, do entusiasmo e do empenhado interesse pela arte poética, que se manifestou como um poderoso estímulo no decurso das aulas; e é constituído por poemas que foram acontecendo durante o ano, umas vezes motivados por temas, outras pela pressentida voz dos poetas convocados; outras, ainda, apenas porque a poesia se tornou força viva a imbuir e a dar um novo sentido às vivências do dia-a-dia
Diz a linguística que dar é um convite a receber, e é talvez da conciliação desses dois gestos que resulta esta harmonia que nos faz sentir bem e de onde se desprende o inefável da poesia.
É ela que nos faz passar além dos limites tantas vises agressivos do mundo interpretado e seguir na direcção de uma serenidade geradora de uma indefinida alegria, quietude, e indizível paz. Uma impressão de plenitude, sem dúvida! Como tal, indutora daquela saúde (que é do corpo e da alma, e também do espírito) que Novalis chama "transcendental". Assim sendo, que a poesia tenha efeito terapêutico e se torne eficaz o seu poder de antídoto relativamente às tantas agressões do mundo que nos rodeia. Mas, acima de tudo, que seja a arte plena do sentir!
O meu bem-haja a todos.
Maria Celeste Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário