quarta-feira, 28 de março de 2012

Visita à exposição “Fernando Pessoa, plural como o Universo”


Dia 18 de Abril de 2012 (4ª. feira), o Instituto cultural D. António Ferreira Gomes convida

Viagem Cultural a Lisboa Orientada pela Drª. Margarida Negrais da Unidade de “Escrita Criativa”: Visita à exposição “Fernando Pessoa, plural como o Universo”

Programa:
- Saída do Porto: 7h30
- Hora provável da chegada a Lisboa: 10h45
- Visita guiada à Fundação Champalimaud: 11h00 – 12h30
Da grandiosidade das instalações à excelência das estruturas de apoio clínico a doentes oncológicos e à projecção internacional da investigação em curso na área das Neurociências.
- Almoço no Grémio Literário: 13h00 – 14h45
Durante o almoço, ouviremos o Prof. Doutor Caio Weber de Magalhães, especialista em Literatura Pós-Moderna, com uma tese de doutoramento a publicar brevemente, cujo tema é “ As profecias pessoanas”; basicamente é um estudo sobre as formas como Fernando Pessoa antecipou, na sua obra literária, o estado actual da cultura, do ensino, da economia, da sociedade, da condição humana de um ponto de vista global – não só a do homem português mas a de todo o homem em crise.
- Visita guiada à Exposição “Fernando Pessoa, plural como o Universo” na Fundação Calouste Gulbenkian:  15h30
“A exposição dedicada a Fernando Pessoa e seus heterónimos pretende mostrar toda a multiplicidade da obra do grande poeta; trata-se de uma exposição interativa para mergulhar no universo do poeta e onde não faltará a famosa arca; a base de toda a exposição é a palavra, escrita logo à entrada nas cabinas que representam os principais heterónimos e onde o gesto dos visitantes faz mudar os textos ou a palavra dita num labirinto de espelhos , símbolo de uma realidade ilegível a que só o raciocínio dá nitidez. Pretende-se mostrar Pessoa na pluralidade que o fez diferente.”
- Visita à Casa Fernando Pessoa – 17h00-18h00
Inaugurada em Novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos quinze anos de vida, Campo de Ourique. É um pequeno espaço polivalente com uma biblioteca exclusivamente dedicada à poesia e onde está patente uma parte do espólio do poetaAcompanhados por especialistas da Casa, para além de a percorrermos, visitaremos em particular o quarto do poeta onde estão móveis que sempre o acompanharam (cómoda onde escreveu uma grande parte de ”O guardador de rebanhos”), observaremos as exposições temporárias existentes, veremos objectos pessoais do poeta (os seus óculos, diários relacionados com Álvaro de Campos, etc ) e serão feitas leituras de poemas.
Hora aproximada de regresso ao Porto:  21h30
Completa. Só se aceitam inscrições para preenchimento de eventuais vagas.

Sem comentários:

Enviar um comentário