quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma hermenêutica minuciosa (...)



No Programa para 2011-2012 do ICAFG, a Unidade Cultural Breve, Uma hermenêutica minuciosa de “Os sonetos completos de Antero”, “O Livro de Cesário Verde”, o “Só de António Nobre” e a “Clepsidra de Camilo Pessanha” tem como docente o Prof. Mário Garcia, s.j.

Em conversa com o professor, soubemos que, aulas que faltam até ao final do ano lectivo vão ser dedicadas à análise da estrutura da obra Clepsydra de Camilo Pessanha.


"A Clepsydra é pois um marco do Simbolismo português. Reúne poemas compostos por Pessanha ao longo de vários anos, tantas vezes por ele declamados entre amigos e tão apreciados por grandes figuras da Literatura Portuguesa como Eugénio de Andrade, José Régio, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa ou Mário de Sá-Carneiro. Este último diria, em resposta ao inquérito “O mais belo livro dos últimos 30 anos”: “À minha vibração emocional, a melhor obra de Arte escrita dos últimos trinta anos (que a Arte timbra-se para os nervos a vibrarem e não para a inteligência a medi-la em lucidez) é um livro que não está publicado – seria com efeito aquele, imperial, que reunisse os poemas inéditos de Camilo Pessanha, o grande ritmista”. A obra, “imperial”, encontra-se hoje ao alcance de todos nós e podemos portanto ter a honra de segurar a colectânea nas nossas mãos e de nos deleitarmos com os poemas da Clepsydra."
in Breves considerações sobre a Clepsydra, Instituto Camões

Horário: 2ª. Feira, das 10h00 às 12h00 - Quinzenal



Sem comentários:

Enviar um comentário